22
Ago 12

12 de Novembro de 1865, foi a data da morte de Elizabeth Gaskell, a autora que expôs muitos dos dramas dos vários estratos sociais existentes no século XIX, na era vitoriana. As suas obras propiciaram não só o deleite de vários amantes da Literatura mas também o interesse de muitos historiadores sociais.

 

Em 25 de setembro de 2010, foi-lhe dedicado um memorial em Poet's Corner na Abadia de Westminster. O memorial tem a forma de um painel na janela do memorial Hubbard, acima do túmulo de Geoffrey Chaucer e foi dedicado pela sua trineta Rosemary Dabbs.

 

 Imagem retirada daqui

 

Do bico da sua pena, saíram contos e obras maravilhosas, uns mais mediáticos que outros, outros mais criticados que outros. São famosos até hoje. Provavelmente não no nosso país. Os mais conhecidos dos seus romances restantes são: Cranford (1853), North and South (1855), e Wives an Daughters (1865). E mesmo que a sua escrita esteja de acordo com as convenções vitorianas (incluindo assinar o seu nome "Mrs. Gaskell"), Gaskell normalmente emoldura as suas histórias com críticas de atitudes contemporâneas: as suas primeiras obras focaram o trabalho nas fábrica em Midlands. E sempre enfatizou o papel das mulheres, com narrativas complexas e dinâmicas personagens femininas.

 

BIBLIOGRAFIA DA AUTORA:

 

Romances

Novelas e coleções

Contos (parcial)

  • Libbie Marsh's Three Eras (1847)
  • Christmas Storms and Sunshine (1848)
  • The Squire's Story (1853)
  • Half a Life-time Ago (1855)
  • The Poor Clare (1856)
  • "The Manchester Marriage" (1858), um capítulo de A House to Let, co-autoria com Charles Dickens, Wilkie Collins e Adelaide Anne Procter.
  • The Haunted House (1859), co-autoria com Charles Dickens, Wilkie Collins, Adelaide Proctor, George Sala e Hesba Stretton.
  • The Half-brothers (1859)
  • The Grey Woman (1861)

Não ficção

 

Bibliografia para os três posts :

Wikipédia  #http://pt.wikipedia.org/wiki/Elizabeth_Gaskell

Books and Reviews #http://booksandreviews.wordpress.com/2012/03/25/mrs-gaskell-a-biography/

Brodie's Notes on Mrs Gaskell's North and South, Graham Handley, College of All Saints, Tottenham, MacMillan Press Ltd, 1988

                                Elizabeth Gaskell: 1851 retrato de George Richmond

publicado por Sandra F. às 22:49

pesquisar
 
Posts mais comentados
7 comentários
6 comentários
5 comentários
4 comentários
4 comentários
Visitas
web counter free
blogs SAPO