14
Jan 13

 "North and South" é um livro absolutamente apaixonante! Após ver a série decidi ler o livro e digo que no final a Série me decepcionou, pois muito embora esteja muito bem conseguida o livro é perfeito. Devo dizer que é um livro repleto de todos os elementos que possam tornar uma peça literária interessante, amor luta entre classes, morte de entes queridos, sofrimento, na época da revolução industrial inglesa. A história situa-se em Milton, uma cidade fictícia, que contudo retrata bem as cidades industrializadas inglesas no séc XIX. É muito bem escrito, as personagens são profundas e conseguimos uma descrição tão perfeita que é impossível não nos imaginarmos a vivenciar a História. Claramente é muito mais que um romance, ainda assim a história de amor entre os dois protagonistas leva-nos a sofrer e amar com eles. Não é decifrável logo no início e todos os mal entendidos nos levam a acompanhar um caminho de amor doloroso até um final radiante. Apercebemo-nos da existência de um herói sem falhas que se acha pequenino na sua Humanidade devido ao seu começo humilde e a uma "falta de berço" ou perda do mesmo. Ficamos a conhecer uma heroína sem defeitos, consciente do seu valor e preconceituosa com«ntra os homens do comércio e da industrialização (sobretudo se estiverem no lado dos ricos e poderosos) que se vai tornando real e humilde ao longo da história. Acredito que Margaret se apaixonou pelo Mr. Thornton muito antes de se ter dado conta e esta simplicidade dum amor de coração intocável pelo seu próprio entendimento é simplesmente irresistível. Nisto tudo, após tão longas páginas devo reconhecer uma grande falha neste livro ... o facto de ter chegado ao fim, de bom grado me via a acompanhar a história pelo menos por mais 500 páginas...

 

 

 

publicado por Eva Sousa às 19:12

Eva,

também prefiro a delicadeza do final do livro do que o final mais açucarado da série.
abs, raquel
Raquel Sallaberry Brião a 14 de Janeiro de 2013 às 20:13

Também sou fan do livro. Gostei da série (que vi primeiro) mas depois de ler o livro achei que precisava de ser mais desenvolvida e mostrar mais cenas... aí uns 6 episódios já melhorava :-)
Ana a 14 de Janeiro de 2013 às 20:55

Eu quando li o livro já tinha visto a série. geralmente qd isso acontece e como sei o que acontece são leituras mais tranquilas e muitas vezes se não ler hoje posso ler no dia seguinte. Mas com este livro isso não aconteceu, eu andava o dia inteiro à espera do momento em que ia puder ler e completamente ansiosa por ver o que ia acontecer a seguir embora já soubesse. A Gaskell tem uma escrita que envolve o leitor de uma maneira que muitos escritores não conseguem.
Vera a 15 de Janeiro de 2013 às 21:50

Eu também senti isso, mesmo depois de ter visto a série... É um livro fantástico sem dúvida :)
Eva Sousa a 15 de Janeiro de 2013 às 22:44

pesquisar
 
Posts mais comentados
7 comentários
6 comentários
5 comentários
4 comentários
4 comentários
Visitas
web counter free
blogs SAPO