11
Abr 13

 

 

Este livro foi escrito por Charlotte Bronte  e publicado em 1853 e seria segundo Virginia Wolf o melhor romance de Charlote.

Villette com a história de uma Inglesa, Lucy Snowe com muito pouco no mundo a não ser os amigos e o seu carácter estóico e forte.

A história começa ainda na adolescência da mesma, em que sem recursos, sem família e não querendo ser um fardo para os amigos esta rapariga decide trabalhar para seu próprio sustento, primeiro como ajudante de uma senhora inválida e após a morte desta por um golpe de coragem ou de desespero segue para uma cidade  francesa da qual ouviu falar - Villette.

Em Villette esta procura acolhimento numa escola e após algum tempo como ama torna-se professora de inglês. Aqui reencontra velhos conhecidos e amigos e numa sucessão de coincidências torna-se feliz. Aqui aprende o valor dos amigos nas pessoas do Dr. John da Madrinha de Paulina de Mr. Paul, e apercebe-se que não está sozinha no mundo. Pensa estar enlouquecida pela visão de uma freira fantasma que afinal é algo mais de carne e osso. Ao longo da História Lucy começa a amar alguém que parece verdadeiramente detestável e que duvido que como leitores seja o género de herói que apaixone alguém, ainda que tenha tanto de qualidades como defeitos.

Apesar do tamanho do livro e mesmo sendo muito descritivo cheguei ao fim a sentir que termina de forma abrupta... haveria mais do livro para escrever, mais das histórias de amor que aqui encontramos, mais das personagens que nos acompanham.

publicado por Eva Sousa às 21:31

pesquisar
 
Posts mais comentados
7 comentários
6 comentários
5 comentários
4 comentários
4 comentários
Visitas
web counter free
blogs SAPO