A série The Paradise da qual falei aqui no blogue há uns tempos ( podem ler aqui) foi uma das séries que mais gostei nos últimos anos.
A minha paixão pela série é tanta que desde que a mesma começou no inicio deste mês a ser exibida na RTP2 aos domingos à noite que eu faço por não perder um episodio. Este post não é sobre a série mas sim sobre o livro que inspirou a mesma.
Como adorei a série as minhas expectativas para o livro eram altas. À medida que fui lendo essas mesmas expectativas não foram defraudadas.
Zola descreve na perfeição o grande armazém de venda dos mais variados artigos e como este vai crescendo e devorando a concorrência que no fundo sabemos que não pode concorrer com os grandes. E se Zola descreve bem cada secção também nos dá a conhecer os seus empregados, uns mais que outros.
No centro da narrativa está Denise, uma jovem da província que espera ganhar a vida em Paris, contudo a tarefa não é fácil e até chegar ao fim ela terá de ultrapassar inúmeros obstáculos. Sempre atento a tudo o que se passa no Paraíso está Mouret que nutre desde o inicio um carinho especial por Denise.
Quem viu a série e ler o livro irá encontrar inúmeras diferenças entre os dois. Embora os acontecimentos sejam mais ou menos os mesmos, as personagens tem personalidades ligeiramente diferentes, o que proporciona uma dinâmica de relações também ela diferente do que vemos na série.
Quem nunca viu a série e gosta de clássicos tem aqui uma boa leitura.